O PERDIGUEIRO PORTUGUÊS E A ARTE
Sendo um cão património nacional seria de esperar ao longo dos séculos a sua ligação a variadas formas de arte, sobretudo mais popular, já que o facto de ser um cão de "rua" e tão "comum" levou a que as tradicionais classes financeira e socialmente dominantes, habitualmente consideradas mais evoluídas e ligadas a manifestações artísticas de influência estrangeira, tenham ignorado ou mesmo menosprezado esta raça autóctone. De resto o mesmo se passou com outras raças caninas nacionais, nos ovinos, caprinos, bovinos e até nos equinos, ao longo dos séculos. Eram tão comuns que nem reparavam nelas ou nem admitiam que pudessem ser puras...
No entanto, quando se pesquisa o tema com persistência e algum espírito de tolerância, é possivel identificar inúmeras representações do perdigueiro nacional em livros e pinturas, cerâmica e azulejaria, esculturas, etc, sobretudo nos últimos séculos.
Também a sua divulgação, por vezes bastante mais limitada do que deveria, tem sido alvo do interesse de alguns não só em Portugal como no estrangeiro, sob a forma de livros, revistas, filmes, vídeos e DVDs, com carácter mais ou menos regular.
São algumas dessas imagens que temos tido a ocasião de colectar ou registar ao longo dos anos, que deixamos à consideração e conhecimento do leitor.
Séc. X - Lápide Sepulcral, pedra, Tomar
Séc. XII - Iluminura, S.ª Cruz, Coimbra
Séc. XIII - Iluminura, Génesis, B.N. Lisboa
Séc. XIV - arca sepulcral, pedra, Monsaraz
Séc. XVI - Pintura L.Cranach, M. Prado, Madrid
Séc. XVI - Biombo Nambam, Japão - MNAA, Lisboa
Séc. XVII- tira bordada algodão, Índia - MNAA, Lisboa
Séc. XVII - Azulejo, Estremoz
Séc. XVII - pedra, Torres Vedras
Séc. XVIII, pintura col. Camargo, Brasil
1769, porcelana, Real Fabrica do Rato, Museu da Cidade, Lisboa
Séc. XVIII, azulejo, Palacio Mello, Lisboa
Séc. XVIII, azulejo, sacristia da Sé, Porto
1806, porcelana, Fabrica Coroa, Lisboa (par)
1812, gravura, Museu Ferreirinha, Douro
Séc. XIX - Jarra D. Fernando II, Palacio da Pena, Sintra
Séc XIX, barro pintado, S. Miguel, Açores - Col. A. J Amaral
Séc. XIX, pintura, Palácio Ajuda, Lisboa
Séc. XIX, sépia, Qª Gatão, Douro
Séc. XIX, azulejo, Aveiro
1904, mármore, Qª Regaleira, Sintra
Séc. XIX-XX, garrafas de vidro, Algarve e Setúbal
Séc. XX, cerâmica Leonel Cardoso
Séc. XX, cerâmica S. Lourenço, Alcobaça
Séc. XX, bronze, Mota e Frazão, T. Vedras
Séc. XX, barro pintado, Ed. Friskies, L. Valadares, Lisboa
Séc. XX, prato pintado, Paula Gonçalves, Pera
Séc. XX, prato pintado, Paula Gonçalves, Pera
Séc. XX, guarda jóias porcelana, Vista Alegre, Lisboa
Séc. XX, pastel, C. Ribeiro, Lisboa
Séc. XX, jarra e bacia pintadas, Lisboa
Séc. XX, jarra pintada, Coimbra
Séc. XX, travessa pintada, Montemor-o-Velho
Séc. XX, botões de punho, Vista Alegre, Lisboa
Séc. XX, pratos pintados, A. Villar de Souza, Monsaraz
2004, prata, L. Valadares, INCM, Lisboa
Estátua, Bronze, Augusto Cid e Paulo Moura, Torres Vedras, 2016. Oferta do Criador Canil de Torres à cidade.
DIVULGAÇÃO, LIVROS, DVD
Livros
Leopoldo Machado Carmona, I CNCT, Lisboa, 1937
Domingos Barroso, Ed. Gazeta Aldeias, Porto, 1945, 1962, 1990
Manuel Correia, Ed. Tempos Livres, Lisboa, 1981
Moisés Nascimento Costa, Porto Editora, Porto, 1984
Jorge Rodrigues, Ed. Inapa, Lisboa, 1993
coord. Domingos Barroso, Ed. SPS, Aveiro, 1994
VHS, CD, DVD
(VHS/DVD) Ed. Calibre 12, Lisboa, 2000
(CD/DVD) Ed. CPC, Lisboa, 2005